21 de setembro de 2010

ENCENA 2010 RECEBE FÓRUM NACIONAL: ANSIÃO VAI SER CAPITAL NACIONAL DO TEATRO AMADOR


Nos dias 1, 2 e 3 deste mês de Outubro, Ansião vai ser palco do VI Fórum Nacional de Teatro Amador, um evento que irá realizar-se no nosso concelho, em simultâneo com o Festival ENCENA 2010 (Encontros de Teatro do Concelho de Ansião), recolhendo o apoio logístico do município local e do Teatro Olimpo.
Este fórum, da autoria da Associação Nacional de Teatro Amador, tem como principal objectivo a prática intensiva de actividades teatrais formativas, transformando temporariamente Ansião na capital nacional do teatro amador.
O evento trará ao nosso concelho muitas dezenas de representantes de grupos cénicos de todo o país, bem como diversos actores e técnicos profissionais que irão monitorizar um apetecível leque de oficinas de formação nas diversas áreas do teatro.
As actividades decorrerão na Biblioteca Municipal, no Centro de Negócios do Camporez, no Centro de Interpretação Ambiental do Nabão, na Casa da Amizade Ansião-Erbach e no Centro Cultural de Ansião.
Por outro lado, a própria programação do Festival ENCENA 2010, será influenciada pela presença do FÓRUM. Assim, serão exibidas as duas peças mais premiadas na edição deste ano do Festival Nacional de Teatro de Amadores, que decorreu na Póvoa de Lanhoso, nos passados meses de Fevereiro e Março: “O Crime de Aldeia Velha”, do Mérito Avintense e “Auto da Índia”, do ansianense Teatro Olimpo, numa feliz coincidência para o grupo anfitrião deste mega-evento.
Assim, na sexta-feira, dia 1 de Outubro, às 21,30 horas, o Teatro Olimpo abrirá as hostilidades com o “Auto da Índia”, de Gil Vicente, peça que recolheu no Festival Nacional os prémios de “melhor actor” e “melhor cenografia”.
O enredo do “Auto da Índia”, escrito em 1509, aborda a temática do adultério. As circunstâncias temporais e espaciais são as da primeira década do século XVI, quando, por detrás da glória e da fachada épica da expansão ultramarina, era já possível perceber as profundas alterações, nem todas positivas, que essa expansão estava a provocar na sociedade portuguesa.
No Sábado, 2 de Outubro, às 16,00 horas, num espectáculo para o público infanto-juvenil, o Grupo Chichart, de Alvaiázere, subirá à cena com a peça “O Príncipe de Orelhas de Burro”, de Fernando Paços e António Viana.
A sinopse desta peça diz-nos que a família real repousa da festa de baptizado do seu pequeno príncipe. Entretanto, a fada má ficou “ toda rabiada por não ter sido convidada para a festa” e amaldiçoa o pequeno com umas orelhas de burro…
Neste mesmo dia, às 21,30 horas, especial destaque para “O Crime de Aldeia Velha”, de Bernardo Santareno, apresentado pelo Mérito Avintense, de Vila Nova de Gaia, numa peça que, na edição deste ano do Festival Nacional de Teatro de Amadores, arrebatou o galardão de melhor espectáculo, entre outros prémios importantes. Trata-se de um drama baseado num acontecimento real, passado em Marco de Canavezes, nos anos 30, retratando o episódio de uma aldeia que fez o julgamento espontâneo e colectivo de uma suposta “bruxa”, condenando-a mesmo a morrer na fogueira…
O FÓRUM NACIONAL e o ENCENA 2010 vão terminar simultaneamente no Domingo, dia 3 de Outubro, às 16,00 horas, com a apresentação da peça “Um Casal Moderno”, a partir de textos de Dario Fo, pelo TEIA, de Alvarim (Tondela), grupo que irá ser anfitrião do próximo Fórum, a realizar em Janeiro de 2011.
Sobre a peça que vai encerrar estes três dias imensamente preenchidos com actividades teatrais, pode dizer-se que se trata de uma sátira que denuncia a hipocrisia do chamado homem liberal e moderno, que publicamente defende a igualdade, não a desejando porém na sua própria casa…

Acrescente-se que todos os espectáculos serão de entrada livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário