3 de agosto de 2010

Teatro Olimpo Ressuscita Deuses Celtas


Encetando a programação cultural da edição deste ano das festas do concelho, no próximo dia 5 de Agosto, às 21,30 horas, no Centro Cultural de Ansião, o Teatro Olimpo, vai estrear a sua mais recente peça, “Terra Fértil – Um Conto Celta”, da autoria do dramaturgo ansianense, Casimiro Duarte Simões, que também assina a encenação. Como o próprio título indicia, esta produção é inspirada na mitologia celta, exibindo ao público ansianense, algumas personagens baseadas nos deuses que foram adorados por inúmeros povos europeus, nomeadamente os nossos ancestrais Lusitanos.
Deve porém ressalvar-se que o espectáculo não retrata fielmente quaisquer páginas de algum compêndio sobre religiões primitivas, procurando apenas ser uma versão livre de uma estória divina com personagens de outrora.
Convém contextualizar que, antes do Império Romano, os Celtas povoaram o continente europeu, desde a Hispânia à Ásia Menor. Com a implementação das religiões oficiais, a mitologia celta foi despromovida a paganismo. Acto contínuo, caiu no esquecimento, com excepção das actuais Ilhas Britânicas, região que os Romanos não haviam conseguido conquistar totalmente.
Eram inúmeros e poderosos os deuses celtas. Todos filhos de uma primordial deusa-mãe, a personificação do nosso planeta.
O patriarca que liderava as divindades da terra firme era o deus da sabedoria, Dgada. Empunhando um bastão mágico, governava a sua comunidade divina, permanentemente em guerra com os rivais e incomodativos deuses do mar… As divindades terrenas eram ainda protegidas por um exército comandado por três deusas guerreiras: Morrigan, Macha e Modron.
Belenos, o deus do fogo, também participava nessa guerra, cuspindo ininterruptamente contra o inimigo, as suas enormes e mortíferas bolas de fogo.
Entretanto, a visita de Lugos, o deus do sol, provoca uma verdadeira reacção em cadeia, levando os restantes deuses a reflectirem sobre o seu próprio destino, o futuro da terra e as origens da humanidade…
A corporizar este enredo, vamos ter um elenco constituído por João Pedro Gama, Catarina Reis, Casimiro Simões, Sónia Valente, Wilson Subtil, Liliana Sá, Sílvia Ferrete e Fernando Silva. A luminotecnia e a sonoplastia estarão a cargo do técnico Carlos Duarte. A produção é da responsabilidade de Daniela Neto.

Sem comentários:

Enviar um comentário