Historial

A estreia absoluta (Sonho de Uma Noite de Personagens)
Simbolicamente, porque estávamos verdadeiramente apaixonados pela arte de Gil Vicente, Moliére e Shakespeare, quisemos que o nosso primeiro espectáculo acontecesse num momento tão especial como é o Dia Mundial do Teatro. Apesar do grupo ter apenas dois meses e meio de vida, estreámos em tempo record a nossa primeira produção “O Triunfo das Personagens”, texto da autoria do encenador residente Casimiro Simões. Participaram na montagem desta peça os nove membros fundadores do grupo: Casimiro Simões, Alex de Brito, Dulce Silva, Victor Pires, Teresa Ferreira, Elisabete Gonçalves, Isabel Mendes, Gil Palricas e Carla Furtado.

Muitas adaptações de contos
Apesar de a “imagem de marca” do grupo ser a produção de textos originais, cedo percebemos que também um bom livro de contos poderia servir de inspiração à criação de uma bem sucedida peça teatral. “Trinta Por Uma Linha” foi o nome do primeiro espectáculo construído através dessa técnica, apresentado a 06/06/1997 na Biblioteca Municipal de Ansião, a partir do livro homónimo do advogado ansianense Prates Miguel. Seguir-se-iam mais tarde “Desaforos”, também de Prates Miguel, e as peças “Mentiras”, Curso Básico Para Uma Relação A Dois”, “Caleidoscópio” e “O Que Há Mais São Homens!”, a partir de contos de L. Veríssimo.

Intercâmbios com outros grupos de teatro amador
O Cénico de Carvalhal de Maiorca, da Figueira da Foz, foi o primeiro grupo que convidámos para actuar perante o público ansianense.
A 15/06/1997, trouxeram ao Centro Cultural de Ansião “A Promessa”, de Bernardo Santareno, peça encenada num estilo deveras tradicional, muito diferente do nosso. Vinte e três actores e um cenário gigantesco feito em madeira e tela, deram vida a uma apresentação de três horas e com quatro intervalos, muito apreciada pelo nosso público, em especial os menos jovens.
Este espectáculo foi organizado em sistema de intercâmbio.
Ao longo do nosso historial, o mesmo sistema permitiu que se deslocassem a Ansião cerca de quarenta grupos convidados pelo Olimpo, normalmente com o apoio do Município de Ansião.

Correr o país de lés a lés
O grupo já actuou nos quatro cantos de Portugal continental. De 6 a 8 de Abril de 1998, fez a sua primeira deslocação ao Algarve, a 11 de Junho de 2001 actuou em Bragança e a 17 de Agosto de 2002 participou num festival em Melgaço, o concelho português mais a norte. A meta estatística de já ter representado em todos os distritos de Portugal, foi atingida em Chaves, distrito de Vila Real, a 1 de Outubro de 2005.

Itinerância também  dentro do concelho
Todas as freguesias do concelho de Ansião já receberam espectáculos nossos. Algo perfeitamente natural para um agrupamento com carácter concelhio. Até mesmo a freguesia da Lagarteira, que nos disponibilizou as instalações da sua pequena mas acolhedora residência paroquial, não quis deixar de receber um espectáculo da peça “O Triunfo das Personagens”, a 03/05/1998. 

Um espectáculo muito especial
A 1 de Agosto de 1998 o grupo actuou pela primeira vez no seu próprio “berço”. A Escola Primária da Constantina acolheu a estreia de “O Doido e a Morte”, espectáculo dedicado ao nosso muito querido público residente na Constantina, a aldeia que é a sede oficial da nossa colectividade. Foi nesta antiquíssima e bela localidade que foi fundada a nossa secção de teatro, numa assembleia geral da Associação OLIMPO, realizada a 11 de Janeiro de 1997.

Animar e revolucionar o Cortejo do Povo
A 9 de Agosto de 1998 ocorreu a primeira participação do grupo no chamado “cortejo do povo” das festas do concelho de Ansião. A participação olímpica foi irreverente e polémica, divergindo da linha etnográfica defendida pela tradição, com os actores olímpicos a encarnarem os diversos deuses gregos numa apresentação chamada “A Visita dos Deuses”. A peça brincava com o nome da associação “Olimpo”, e encenava uma hipotética visita dos deuses gregos ao concelho de Ansião e à localidade da Constantina.
De então para cá, das edições de 2000, 2002, 2004, 2006 e 2008, fica a memória dos desfiles “O Jardim do Éden”, “Saltimbancos a Caminho da Constantina”, “Cantarias de Bem e Mal-Dizer”, “Era Uma Vez Na Constantina” e “As Feiras Francas”, respectivamente.

Outono em Ansião, época de festa do teatro
Materializando uma parceria proposta pelo pelouro da cultura do Município de Ansião, de 4 a 6 de Outubro de 2002, decorreu a primeira edição do “ENCENA – Encontros de Teatro Amador do Concelho de Ansião”. Nas suas já oito edições entretanto realizadas, para além de proporcionar actuações do OLIMPO, o evento trouxe a Ansião dezenas de grupos de teatro amador.

Novas tecnologias: o endereço electrónico também tem sido uma porta de entrada no OLIMPO
Sílvia Ferrete, Catarina Reis e Hélder Veríssimo, três dos actuais elementos, entraram para o grupo depois de o terem expressamente solicitado via E-Mail com uma mensagem remetida para o endereço electrónico do grupo.