1 de agosto de 2014

MOLIÈRE NAS FESTAS DO NOSSO CONCELHO


No próximo dia 8 de agosto, às 21 horas e 30 minutos, num espetáculo de entrada livre que integra a programação das festas do nosso concelho, o Centro Cultural de Ansião vai acolher o regresso de “Harpagão, O Velho Avarento”, uma comédia do Teatro Olimpo, construída a partir de “L’Ávare”,de Molière, grande dramaturgo francês do século XVII. 
Em cena desde 2013, o enredo gira em torno de um “velhote forreta” de nome “Harpagão” (cuja etimologia, não por acaso, remete para o conceito de “rapacidade” ou “aquele que rapa tudo”), incapaz de cultivar sentimentos por qualquer outro bem que não sejam as muitas moedas de ouro que amealhou ao longo dos anos, produto da sua atividade de usurário. Ei-lo num dos seus desabafos existenciais:
“Que trabalhão não é guardar em casa grandes somas de dinheiro!... Há que as distribuir por várias caixas e ocultá-las em diferentes lugares. Oh, a canseira de encontrar sítios seguros para as esconder. Ò preciosas caixas! Feliz quem tem todos os seus haveres bem colocados e guarda em casa apenas o necessário para as despesas mais imediatas…" 
Adaptada e encenada por Casimiro Simões, esta peça colhe ainda a assinatura técnica de Martina Mendes, responsável pela luz e som. 
Por seu lado, o elenco integra os seguintes atores, por ordem de entrada em cena: Sílvia Ferrete, Sara Joaquim, Wilson Subtil, Casimiro Simões, Ricardo Vinagre e Sónia Valente.

Sem comentários:

Enviar um comentário