23 de março de 2014

ANSIÃO DEDICA DIA MUNDIAL DO TEATRO A RAÚL BRANDÃO



Assinalando a passagem do Dia Mundial do Teatro, o Centro Cultural de Ansião irá ser palco no próximo dia 29 de março, da reposição de “Nem Louco, Nem Morto!”, a mais recente comédia do Teatro Olimpo, que subirá ao palco quando forem 21 horas e 30 minutos, para uma sessão de entrada livre, num evento que tem vindo a ser comemorado anualmente, em parceria com o Município.
Estreada no passado mês de janeiro, trata-se de uma peça cómico satírica que assenta numa adaptação da farsa “O Doido e a Morte”, de Raúl Brandão, texto publicado em 1923 que é unanimemente considerado como uma das obras mais emblemáticas do teatro português contemporâneo. A ação desenvolve-se num contexto marcado pela degradação da vida social e política da República. “Afirmação do génio” para José Régio, “definitiva criação do teatro português de todos os tempos” para David Mourão-Ferreira, foi pela primeira vez representada no Teatro Politeama em 1 de março de 1926.
Também o Teatro Olimpo se apaixonou por esta “preciosidade” da literatura dramática portuguesa e partiu para a sua adaptação, procurando exaltar as suas melhores passagens.
O dramaturgo Raul Brandão (1867-1930) foi aliás uma das grandes figuras da literatura portuguesa na transição do século XIX para o século XX. “O teatro viveu sempre no seu espírito como um sonho adiado”, como disse João Pedro de Andrade. Sonho pressentido nas suas crónicas do “Correio da Manhã” (1895), nas quais defendia um teatro cuja “linguagem sem frases se não perdesse em palavras, que permitisse revelar a alma descarnada dos homens e das coisas”.


Sem comentários:

Enviar um comentário