19 de março de 2015

O TRIUNFO DO TEATRO

De forma a comemorar o Dia Mundial do Teatro, no próximo dia 28, último sábado de março, pelas 21 horas e 30 minutos, o Centro Cultural de Ansião irá ser palco da estreia da mais recente produção do Teatro Olimpo, “O Triunfo das Personagens”, da autoria de Casimiro Simões, num espetáculo que será de entrada livre, com o apoio da Câmara Municipal e da Fundação INATEL.
O texto shakesperiano “Romeu e Julieta” serve de "pedra de toque" para um elenco constituído por Marisa Gomes, Ricardo Vinagre e Sílvia Ferrete, partir em busca da verdadeira essência do Teatro, usando-a como instrumento de libertação do EU.
Nesse “processo” de descoberta, os atores (e as suas personagens) irão acabar por deparar com diversas questões de resposta quase impossível, como por exemplo, o que é o amor e o que é a beleza…

Registe-se que esta estreia irá elevar para quatro, o número de produções que o Teatro Olimpo mantém atualmente em cena. Assim, para o ano de 2015, serão também exibidos, um pouco por todo o país, outros três espetáculos, estreados em anos anteriores.

“Nem Louco, Nem Morto!”, de Raúl Brandão, uma farsa estreada em 2014 e construída a partir de “O Doido e a Morte”, cujo enredo gira em torno de um Governador Civil, símbolo do poder balofo e burocrático que afinal nada governa, frontalmente ridicularizado pelas restantes personagens. Assim, num rotineiro dia que até poderia ser igual a tantos outros, quando está a tentar escrever mais uma das suas fastidiosas poesias, criadas durante o horário de expediente, um Governador Civil recebe a visita de uma genial cientista, portadora de uma poderosa bomba, capaz de destruir tudo e todos, arrastando o político/poeta para uma verdadeira espiral de loucura…
“Harpagão, O Velho Avarento”, de Molière, peça estreada em 2013. Harpagão é um velho viúvo que mantém bem fechados os cordões à bolsa. Inigualável mão de vaca, enriqueceu desmesuradamente limitando-se a exercer a “nobre” atividade de agiota. Mas um belo dia, Cleanto, o seu único filho, revolta-se contra a absurda pobreza imposta pelo progenitor…
“O Que Há Mais São Homens!”, espetáculo estreado em 2009, que consiste num verdadeiro carrocel de episódios, mais ou menos rocambolescos, com o firme objetivo de satirizar essa eterna guerra celebrizada como “dos sexos”…  Trata-se de uma peça construída a partir de contos do escritor Luís Veríssimo, à semelhança de outras produções anteriores, eminentemente cómicas, que obedeceram aos mesmos moldes: “Caleidoscópio” (estreada em 2007), “Curso Básico Para Uma Relação A Dois” (estreada em 2005) e “Mentiras” (estreada em 2004).


Sem comentários:

Enviar um comentário