28 de fevereiro de 2010

Teatro Olimpo distinguido a nível nacional



Realizou-se no passado dia 27 de Fevereiro, no Theatro Club de Póvoa de Lanhoso, a cerimónia de encerramento do VI Festival Nacional de Teatro de Amadores. O Teatro Olimpo esteve presente, arrebatando dois prémios!
O certame, com carácter competitivo, decorreu de 29 de Janeiro a 26 de Fevereiro de 2010, envolvendo nove grupos de teatro amador de várias regiões de Portugal, participando o Teatro Olimpo com a peça “Auto da Índia”, de Gil Vicente.
Para além de ter sido um dos três grupos nomeados para “Melhor Espectáculo”, o cénico ansianense brilhou em duas das principais categorias, “Interpretação Masculina” e “Cenografia”. Efectivamente, os actores Fernando Silva e Roberto Moreira, foram ambos nomeados na respectiva categoria, com o segundo a arrebatar o prémio. Também a cenógrafa Alex de Brito fez o nome do grupo brilhar bem alto, recebendo a distinção de “Melhor Cenografia”.
Depois de ultrapassada uma apurada pré-selecção entre quatro dezenas de grupos de todo o país, deve dizer-se que, mesmo que não tivesse ganho nada, o simples facto do Teatro Olimpo ter sido um dos nove grupos escolhidos para integrar o programa deste festival nacional, será concerteza motivo de orgulho para todos os ansianenses que gostam de cultura.
O prémio de "Melhor Cenografia", atribuído à directora artística Alex de Brito, espelha bem a realidade de um grupo que assenta as suas peças em encenações estruturadas nas diversas valências de um espectáculo. O talento da figurinista/cenógrafa já era aliás sobejamente conhecido do público ansianense, nomeadamente pelo brilhantismo dos desfiles alegóricos das festas do concelho de Ansião, em especial nas edições de 2002, 2006 e 2008, aquando da representação de “Os Saltimbancos”, “Era Uma Vez Na Constantina” e “As Feiras Francas”, respectivamente.
Para o actor Roberto Moreira, um jovem com apenas 23 anos, a distinção pelo papel de “Castelhano”, renova o seu grande mérito artístico, num talento que já havia sido galardoado nos anos de 2004 e 2008, também em mostras nacionais de teatro de amadores, aquando da dupla obtenção do troféu de "Melhor Actor", pelas peças “Jacuzzi” e “O País dos Decretos”, respectivamente. O prémio individual agora atribuído, reforça o currículo de Roberto Moreira e confirma o Teatro Olimpo como escola de actores no panorama do teatro amador a nível nacional.
Em relação aos restantes prémios atribuídos pelo júri do VI Festival Nacional de Teatro de Amadores, merecem-nos especial destaque a participação dos outros dois grupos que também foram nomeados para “Melhor Espectáculo”.
Assim, o grupo Mérito Avintense, de Vila Nova de Gaia, que representou a peça “O Crime de Aldeia Velha”, de Bernardo Santareno, arrecadou os prémios de “Melhor Espectáculo” e “Melhor Actriz” . O Teatro Amador de Loureiro, de Oliveira de Azeméis, recebeu a distinção para “Melhor Desenho de Luz”, com a peça “Casal Aberto”, de Dario Fo.

1 comentário:

Unknown disse...

Parabéns, a todos os elementos do grupo de teatro e em especial aos vencedores das categorias descritas.
Parabéns e votos de felicidades
Abraço
Hélder Veríssimo

Enviar um comentário